#LEIA 10 Dicas de como compor e produzir um Rap!
  • Home
  • Downloads
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Lçmentos
  • Matérias
  • Notícias
  • V.Clipes
  • Loja
  • Contato

#LEIA 10 Dicas de como compôr e produzir um Rap - por @SacerdoteIRCi

! Antes mesmo de iniciar meu compartilhamento com vocês, gostaria de lhes dizer que essas dicas não são absolutas, mas sim a minha experiência com o RAP, acreditando que será útil para muitos que iniciam no segmento...
Busquei a iniciativa pois sei o quanto é necessário e importante para a galera que procura se expressar na música  todo o seu talento, mas que ainda encontra dificuldades, assim como eu. Sei também que isso é raro entre os manos do movimento, compartilhar essas dicas significam para muitos, infelizmente, gerar concorrência e isso para mim não é somar.

Desde pequeno eu havia despertado um talento para música, já cantava na igreja e isso facilitou bastante. Meus pais tem belas vozes e geneticamente, isso contribuiu para o meu desenvolvimento artístico.
Ao participar do grupo Sacerdotes mc's, adquiri experiência nas composições. Na companhia dos integrantes e no estudo sobre o Hip Hop com o Dj Gato Magro(nome forte na Baixada Santista), aperfeiçoei minha criatividade e dedicação no segmento.
 Iniciei no RAP aos 12 anos(1997)..., mas isso não é uma entrevista ou um release sobre mim, então vamos lá! rs


1ª DICA: Ter um encontro musical;
Se encontre com a música, saiba ouvir timbres musicais, ouça ritmos variados e vozes diferenciadas.
Ouça pagode, samba, reggae, RaP, Rock, etc... tudo que puder ouvir, com muita atenção nos vocais e como os cantores aplicam suas vozes. Claro que há exceções em alguns rítmos: Alguns segmentos do Funk Carioca por exemplo, não são uma referência musical válida para aprendizado.(não sendo preconceituoso, é apenas minha opinião!)


2ª DICA: Conheça as origens da música;
No caso, me refiro ao RAP e de onde ele veio, procure estudar a história e as vertentes desse gênero. Adquira cultura dentro do que o RAP já foi um dia e o que é atualmente. Uns preferem compôr como os antigos rappers, outros gostam de inovar. Isso  vai de cada um, o importante é o respeito, pois há lugar para todos dentro do movimento.


3ª DICA: Rimas inteligentes e criativas;
Rima é uma homofonia* externa, em um sentido antigo, na tradição literária de língua portuguesa, constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que eventualmente a seguem. No entanto, a rima pode ser classificada segundo sua Posição no Verso, sua Posição na Estrofe, a sua Sonoridade, a Tonicidade e ainda o seu Valor, podendo-se rimar, pouco usualmente, consoantes, e, na tradição de língua inglesa, sílabas átonas. Ou seja, o uso e o conceito usual de rima pode variar de uma língua para outra.

(*Homofonia (do grego antigo "mesmo som") literalmente significa "vozes semelhantes" designando música em uníssono.)
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rima e http://pt.wikipedia.org/wiki/Homofonia

Pra gastar um pouquinho, rs... 
A rima deve sempre ter um sentido fônico semelhante ex:

Ritmo marc_ANTE alucin_ANTE. Marca no compasso como peso do elef_ANTE!

! A rima também deve ser bem criativa, esse também é um fator importante para que a composição tenha bom conteúdo. Faça palavras cruzadas e caça palavras, acompanhe notícias, leituras e, no gospel, a bíblia e bons livros cristãos, isso contribui para o seu vocabulário e enriquecimento musical, além de se manter atualizado.


4ª DICA: Rimas no Rítmo e Poesia;
Um compasso é a reunião do número mínimo de batidas para definir um ritmo. Por exemplo, em uma valsa, o conjunto de uma batida forte seguida de duas batidas fracas são um compasso. Na marcha, cada batida forte seguida de uma fraca é um compasso.
No rap existem inúmeros compassos, vindo a ser bem complexo caso queira aprender tudo de uma vez. Aqui Irei adiantar o básico em quatro tempos: 


1         2                   3           4
TUM  TUM             TÁ
Rit      mo mar    CANTE 
1        2               3            4
TUM TUM         TÁ
a        luci         NANTE. 
1          2                3
TUM    TUM           TÁ
Marca  no com     passo 
4        1            2              3     4
TUM  TUM     TUM         TÁ
como peso   doele        FANTE...


5ª DICA: Saiba tocar algum instrumento;
Isso abrirá um leque em suas composições. Adquirir conhecimentos musicais o levará a novos horizontes para que a música tenha harmonia. As notas musicais serão mais audíveis  quando atenciosamente ouví-las em qualquer canção. Caso seja desafinado, busque uma aula de canto básica, pois o conhecimento das notas musicais é primordial.


6ª DICA: Busque um tema para a composição;
Concentre-se no tema quando estiver compondo, muitos iniciam a música em um tema e sem perceberem acabam encerrando a música com outro objetivo. É o mesmo que escrever uma redação.


7ª DICA: Muita atenção ao refrão;
Quando você estiver compondo, procure se dedicar ao refrão de modo separado, pois ele será repetido várias vezes durante a música. Ele irá prender a atenção dos ouvintes e por muitas vezes ditará a qualidade da música como um todo.
Há casos em que a música é tão mal elaborada, mas o refrão salva todo o projeto. Sei que você não deseja isso para a sua obra. Você gostaria que a música toda fosse agradável.

! Se no caso o refrão não for inspirado primeiro, deixe-o por último e termine sua letra. Alguns refrões repetem muito uma única frase e isso pode ser fatal, dependendo das palavras que se usa, fica agradável ou pode estragar. Cuidado na composição dos "CRUNKS".


8ª DICA: Entonações;
Entonação ou entoação é a variação da altura utilizada na fala que incide sobre uma palavra ou oração, e não de fonemas ou sílabas. 

! Eis aqui um dos grandes mistérios ao se cantar RAP!

Isso varia muito de MC pra MC, uns tem voz mais aguda outros tem um grave bem forte e isso também molda a característica de cada rapper na música. A emoção está em interpretar a sua letra dentro da instrumental. Cada Rapper tem o seu grave e agudo vocal para explorar, vai muito de cada um enquanto canta.
Deve-se identificar a entonação correta para que flua na instrumental sem ferir a música, isso também tem a ver com a emoção que a letra está pedindo, é tudo uma questão de sensibilidade.
Entonações são observadas na maioria dos casos em comerciais de rádio e televisão, enquanto o locutor está apresentando o produto. As vezes vemos uns falando em voz alta e outros com mais tranquilidade. Apresentadores de programa buscam a entonação correta para suas performances. Procure interpretar suas letras com boas entonações. A diferença está no sentimento. Músicas românticas, em muitos casos, pedem entonações suaves ao cantar.


9ª DICA: Observe o tempo e o texto da música;
Músicas muito compridas podem se tornar enjoativas com o tempo. Procure limitá-las em tempos de 4 para 5 minutos. Um bom texto é importante para o RAP, pois é a informação que pretende transmitir, mas nunca se esqueça de que se trata de uma música. Busque o equilíbrio, pois isso fará com que sua obra tenha espaço mais aceitável durante a veiculação.


10ª DICA: Busque inspiração para a instrumental;
Chamamos de "Base", "Play-Back" ou somente "Instrumental" e o mais fácil no Brasil é compor nas já existentes e mais famosas, veiculadas pelos norte-americanos que tem em sua cultura tal disponibilização. A princípio é mais confortante pegar uma base já pronta, se dando ao trabalho de elaborar apenas a letra. Muitos dirão que a preocupação no RAP GOSPEL é levar a palavra, não importando a instrumental que use. Isso de certa forma é muito válido quando se trata de apresentações públicas e evangelismos. Até mesmo para composições iniciais, servindo de base para novas idéias. De modo geral, independente de ser ou não do segmento gospel, na finalização de sua composição, procure ser criativo na elaboração da instrumental. Evite copiar uma instrumental completa, caso queira veicular como sendo o seu próprio trabalho. Isso pode atrapalhar a divulgação de sua música na web ou, até mesmo, gerar problemas futuros acerca de direitos autorais. Já ví casos em que o mano queria divulgar sua música no You Tube, mas foi recusado devido a instrumental ser americana. Isso causa um desconforto e até perca de tempo. 

! Caso queira se basear em alguma instrumental já existente, procure, ao produzí-la, gerar modificações. Use sua criatividade para benefício de uma obra original, afinal é a sua música. Não tenha pressa para concluir o seu trabalho, como diz o ditado: "A pressa é inimiga da perfeição". A não ser que você já tenha habilidade suficiente para finalizar uma música em pouco tempo.
Procure pessoas que possam lhe acompanhar nessa última etapa. DJ's ou mesmo MC's que já estão no segmento há mais tempo poderão lhe dar a melhor orientação.
Usar um "sample" ou mesmo um pequeno "loop" de algo já existente não é a mesma coisa, pois dessa forma é mais legal, vindo a ser originário da história do RAP.

Espero que essas dicas sirvam às pessoas que iniciam no RAP e àqueles que buscam melhorar o seu desempenho. Desejo a todos(e pra mim também, rs), sucesso e composições excelentes.

MEDITAÇÃO:
Salmos 33:3 - 1 Coríntios 10:31,33 - 1 Coríntios 16:14 - Filipenses 4:9
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários:

  1. muito boa as dicas, parabens tamu junto meu qerido paz

    ResponderExcluir
  2. Que Deus Continue abençoando o seu Ministério.

    ResponderExcluir
  3. Ai, agradece pelas dicas vasoO de honra, que Deus te abençoe mais e mais...
    ai se precisar só gritar $.MaNo FeLiX.$...
    flw's tamu junto manow's...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela dica ai mano, que deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Cara , não tenho tanta experiencia no rap , mas estou lutando cada vez mais para crescer meu trabalho.
    Esse foi meu trabalho inicial , fiz tudo sozinho , base peguei do youtube talz. foi difícil rs

    http://www.youtube.com/watch?v=jNyuEcC1Tbk

    ResponderExcluir
  7. cara parabens,eu tenho uma grande dificuldade no rap mais gosto muito e vou levando que DEUS te abençõe e qualquer coisa e so falar tamo junto

    ResponderExcluir
  8. Ai irmãos eu faço uns beats (bases), quem quiser conhecer melhor meu trabalho procurem no facebook por Henri Barros da Silva, ai eu mostro um pouco do meu trabalho, em modestia parte um trabalho de otima qualidade, e como diz a palavra do Pai AONDE EU TOCAR ABENÇOADO SERA, fiquem na paz e naum deixem de conferir meu trabalho, q Deus abençoe a todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano procurei vc no face e nao axei . Gostaria de ver suas bases

      Excluir
  9. ooopa Valeu aí !! Deus abençoe a todos .

    ResponderExcluir
  10. Bom Demais !!! Parabéns pelo site !!!! Descobri ele agora ...23:29h...17-04-2014. Estarei sempre aqui para acompanhar as novidades do rap gospel, verdadeiro som da periferia e melhor ainda, Cristão (mensagem da boa nova). Abraços, fique com Deus

    ResponderExcluir
  11. uma nova canção
    nasce no meu coração
    pra honra e gloria do Rei
    é que essa rima eu rimei

    Parabéns pelo site
    conteúdo muito edificante
    que Deus ti abençoe
    a cada instante!!!!

    ResponderExcluir
  12. Mano ajudou muito, posso publicar um trecho no meu novo website?
    Quero q a galera fique sabendo como bolei o RAP.

    ResponderExcluir
  13. Valeu meu pela dica, i a partir de agora me considero um rep com um pouco de conhecimento...!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelas dicas, mais eu tenho um problema já me disseram que tenho um talento pra cantar, mais não consigo criar músicas e fazer as batidas já fiz um versinho que ficaram legais mas acabei desistindo deles por medo de ninguém gostar então tenho esse problema de não conseguir fazer as músicas e batidas muitas pessoas dizem que tenho uma voz ótima pra isso mas mesmo assim esse é o meu problema eu queria conseguir fazer uma música normal simples, não consigo tocar nenhum instrumento já fiz batidas com a caneta isso é meio brega então preciso de uma ajuda urgente porfavor me ajudem, tenho esse sonho a alguns anos porfavor eu preciso da ajuda de vocês tenho 12 anos e acho que essa idade é boa para começar

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelas dicas, mais eu tenho um problema já me disseram que tenho um talento pra cantar, mais não consigo criar músicas e fazer as batidas já fiz um versinho que ficaram legais mas acabei desistindo deles por medo de ninguém gostar então tenho esse problema de não conseguir fazer as músicas e batidas muitas pessoas dizem que tenho uma voz ótima pra isso mas mesmo assim esse é o meu problema eu queria conseguir fazer uma música normal simples, não consigo tocar nenhum instrumento já fiz batidas com a caneta isso é meio brega então preciso de uma ajuda urgente porfavor me ajudem, tenho esse sonho a alguns anos porfavor eu preciso da ajuda de vocês tenho 12 anos e acho que essa idade é boa para começar

    ResponderExcluir
  16. Bom
    Eu instagramei das dicas... Foram úteis vou arquiva-las no meu backup...

    Eu não sei tocar nenhum instrumento musical. Aprendi a cantar na igreja no coral como "Tinor" a cena foi desenvolvendo agora sou solista e consigo fazer todas vozes.

    Actualmente sou produtor musical e RnB singer. toco os meus próprios Beats sem nenhum instrumento musical, busco tudo na base das ferramentas disponíveis no FL alguns plugins isso no PC.

    Já fui Rapper por um bom tempo

    Eu faço bons jobs o peaple grama.
    Eu queria saber se é errado procedir assim. Tipo produzir dessa maneira?

    Quem quizer conferir pode m seguir no

    Twitter / instagram: @Space_b88
    Facebook: Aderito Luis
    www.spacebmoz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Valeu mano, eu sou angolano...tenho tanta vontade de fazer rap, este é o meu principio, estou em busca das informações, as suas dicas vão ajudar na minha trajetória... quando eu fazer a minha primeira composição vou mandar a musica pra você... veleu. Tchau.

    ResponderExcluir
  18. Tank's mano tou ver boas dicas d life good ......boa sorte.......

    ResponderExcluir
  19. Mano a paz do Senhor que Ele continue a te abençoar com as rimas. Aqui no pensamento criar um rap no momento, falando de Jesus e de Seu sofrimento as lágrimas caem no momento em saber, que tanto sofrimento,pode crer que foi por mim e por você! Mano essa rima fiz agora,obrigado você um instrumento usado para me ensinar,valeu Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  20. A paz meu irmão. Valeu pelas dikas

    ResponderExcluir
  21. A paz meu irmão. Valeu pelas dikas

    ResponderExcluir
  22. Muuuuuito bom!
    Gostaria de ficar sempre por dentro das suas postagens.
    Esse é o meu email, jessicaods1316@gmail.com
    To começando no ministério de louvor agora, e amo rap, quero me aperfeiçoar mais e mais para honra e gloria do Senhor Jesus Cristo!

    Jéssica Ods ♥

    ResponderExcluir
  23. Valeu Mano Ajudou Muito Tb Te Desejo Sucesso Valei

    ResponderExcluir
  24. Fala aí irmão eu também tou precisando de alguns bases para improvisar

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Se há interesse em divulgar nesse blog, clique em CONTATO!